Entre Rios



Entre Rio Sustentável


Número do Projeto: 125-P - Entre Rios Sustentável: Conservação de Matas Ciliares e Alternativas econômicas para assentamentos da Bacia do Xingu no Mato Grosso
Proponente: Associação dos Produtores Rurais da Gleba Entre Rios (Aproger)
Comunidade: Assentamento Boa Esperança I, II e III, Nova Ubiratã/MT
Período: 2006 – 2010
Envolvidos: 70 famílias

Contatos: aproger125@gmail.com
http://aprogerentrerios.blogspot.com.br/

O objetivo central do projeto foi plantar 30 hectares de agroflorestas e criar núcleos apícolas nos cinco travessões do assentamento. O projeto permitiu a construção dos viveiros, da Casa do Mel e do escritório, propiciou muitas visitas de intercâmbio, oficinas de coleta de sementes, agroflorestas, compotas e conservas, bioconstrução. Também resultou em um ótimo envolvimento da escola do assentamento em atividades de educação ambiental junto com a Aproger.

O projeto também funcionou como um catalisador, atraindo outros financiamentos. Um projeto com financiamento da secreteria de Agroextrativismo do MMA trouxe recurso para construção de marcenaria e compra da moto da associação. O fundo CASA (Centro de Apoio Socioambiental) ajudou a trazer um arquiteto para ensinar técnicas bioconstrução de baixo custo para construir a Casa da Semente e a Casa do Agricultor. O Fundo Xingu permitiu comprar mudas, melhorar os viveiros, fazer mais uma oficina de agrofloresta.

Por fim, a Aproger escreveu e teve aprovado um Padeq Consolidação, em andamento até o final de 2012, para comprar os equipamentos que faltavam na Casa do Mel, fortalecimento do viveiro, um carro e a construção de alojamento, além de mais apoio técnica para os apicultores.

Baixe aqui a publicação em pdf sobre a experiência

Conheça um pouco da experiência da Aproger



Veja o vídeo feito em 2007 sobre o assentamento




Veja o banner de divulgação do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário